A barra de botões, localizada no rodapé de cada tela do sistema, é formada pela combinação dos botões descritos a seguir, apresentados de acordo com a função de cada tela. Dependendo do nível de autorização do usuário, alguns botões também podem ficar desabilitados para uso.
Confira a seguir a função de cada botão:
‘Novo’ |
Prepara a tela para a inserção de novos dados e informações no sistema, habilitando os seus campos para cadastro. |
‘Salvar’ |
Permite que as inserções e alterações realizadas pelo usuário sejam armazenadas no banco de dados, para que fiquem disponíveis posteriormente para consulta. |
‘Selecionar’ |
Permite a seleção de um ou mais registros listados, para serem exibidos e aproveitados em outra tela principal. |
‘Pesquisar’ |
Realiza consulta ou pesquisa de dados a partir dos parâmetros informados. |
‘Consultar’ |
Exerce função idêntica à do botão 'Pesquisar'. |
‘Limpar’ |
Limpa todas as informações inseridas nos campos da tela. Se os dados foram alterados e não foram salvos, uma mensagem de confirmação é apresentada ao usuário. |
‘Excluir’ |
Exclui o registro que está sendo exibido na tela. Ao ser acionado, apresenta uma mensagem para que o usuário se certifique da exclusão a ser realizada. |
‘Relatório’ |
Permite gerar relatórios conforme as funcionalidades da tela em que é acionado. |
‘Imprimir’ |
Encaminha as informações ou o documento selecionado para a fila de impressão. Para isso, uma impressora deve estar instalada. |
‘Visualizar’ |
Oferece a visualização do documento/relatório emitido, para leitura ou simples conferência. A partir da tela de visualização também é possível enviar o documento para impressão. |
‘Voltar’ |
Permite que o sistema volte para a tela anteriormente visitada. |
‘Fechar’ |
Fecha a tela, encerrando as atividades nela executadas. Se alguma informação foi inserida, alterada e/ou excluída e não foi salva, o sistema apresenta uma mensagem questionando se os dados devem ser salvos. |
Barra de botões ativos e inativos
Os botões ativos são os que podem ser acionados. Os botões inativos são os que não estão disponíveis no momento da edição da tela.
Estão ativos os botões com o nome escrito na cor preta, como o botão ‘Voltar’ da figura a seguir, e inativos os que estão escritos na cor cinza, como o botão ‘Salvar’.
Exemplo:
Ativo |
|
Inativo |
|
Para saber se um campo está aberto para digitação, verifique sua cor de fundo:
Se for branca, como no campo Nome* da figura abaixo, o campo está aberto.
Se for em qualquer outra cor diferente da cor branca, como por exemplo no campo Sistema*, não são permitidas alterações.
Para o preenchimento de alguns campos é disponibilizada a consulta e a seleção de registros já cadastrados no sistema, de forma a manter um padrão e facilitar as atividades.
O botão de consulta é caracterizado pela figura da lupa , posicionada ao lado de cada campo e que possibilita a abertura da tela de consulta respectiva. Na tela de consulta apresentada, selecione a informação desejada utilizando o mouse ou as teclas
e
, e acione o botão ‘Selecionar’. O sistema automaticamente preenche o campo com o registro selecionado.
Exemplo:
Antes de acionar o botão de consulta
é possível filtrar os dados a serem apresentados na tela de consulta. Para isso, digite uma partícula do nome a ser consultado e pressione a tecla <Tab>. Se houver somente um registro cadastrado que contenha a partícula informada, o campo será automaticamente preenchido. Se houver mais de um registro, será apresentada a tela de consulta com o conteúdo já filtrado.
Utilizando a tecla Tab () o usuário pode mover-se entre os campos da tela sem a utilização do mouse. Para posicionar o cursor em um determinado campo, pressione essa tecla até chegar a ele. Para voltar aos campos anteriores, pressione <Shift> + <Tab> quantas vezes for necessário.
Os botões de navegação permitem circular entre os registros de informações disponíveis em uma tela. Eles possibilitam o acesso direto do primeiro ao último registro e também ao próximo ou anterior ao selecionado pelo usuário.
Veja abaixo um exemplo da barra de botões navegadores:
|
Acessa o primeiro registro |
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Acessa o registro anterior |
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Acessa o registro seguinte |
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Acessa o último registro |
Opção múltipla:
Esta funcionalidade permite ao usuário a seleção simultânea de várias opções.
Para selecionar um registro de opção múltipla, clique com o mouse sobre o campo ou, com o cursor posicionado na opção desejada, pressione a barra de espaços do teclado. Quando marcado, será apresentado o ícone
, conforme segue.
Exemplo:
Opção 1
Opção 2
Opção 3
Em alguns casos estarão disponíveis os botões ‘Marcar todos’ e ‘Desmarcar todos’, que facilitam a seleção de dados.
Opção exclusiva:
Esta funcionalidade permite ao usuário a seleção de uma única opção.
Para selecionar um registro de seleção exclusiva, clique com o mouse sobre o campo ou, com o cursor posicionado na opção desejada, pressione a barra de espaços do teclado. Quando o campo estiver marcado será apresentado o ícone
, conforme segue:
Exemplo:
Opção 1
Opção 2
Opção 3
Lista de opções
São listas verticais, com rolagem, que apresentam as opções disponíveis para o preenchimento do campo. Nesta funcionalidade somente uma opção pode ser selecionada.
Para selecionar um registro em uma lista de seleção, clique no botão . Na lista de opções apresentada é possível selecionar a informação movendo o cursor com as setas de deslocamento do teclado
e
, clicando com o mouse ou digitando as iniciais da opção desejada.
Exemplo:
Nome do campo:
Para visualizar a lista completa das opções disponíveis, pressione <Alt> + .
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