Objetivo
Realizar o cadastro de um processo físico, informando, neste primeiro momento, os dados básicos do processo.
PROCESSO é a sequência de documentos referentes a um dado assunto de interesse do servidor ou da administração.
Abre-se um processo quando o documento que estiver dando entrada, eletronicamente ou não, for uma solicitação que necessite uma tomada de decisão das partes envolvidas nos trâmites.
O que você deseja fazer?
Cadastrar processo físico - Preenchimento de dados
Cadastrar processo físico - Preenchimento de outros interessados
Cadastrar processo físico - Dados adicionais
Cadastrar processo físico - Confirmação de dados
Cadastrar processo físico - Preenchimento de dados
1. Selecione o menu Cadastro de Processo Físico para abrir a tela 'Cadastro de Processo Físico - Preenchimento de Dados'.
2. Preencha os campos disponíveis para realizar o cadastro:
Os campos assinalados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Órgão*: informe o nome do órgão relativo ao processo.
Grupo Dados do processo
Tipo*: tipo de cadastro que será realizado.
O campo Tipo já vem automaticamente preenchido com a opção 'Processo'.
Tipo de processo*: acione o ícone e, em seguida, selecione o tipo de processo que será cadastrado entre as opções disponíveis.
Unidade origem*: informe a unidade na qual o processo teve início.
Unidade responsável*: informe a unidade responsável em tratar do processo.
É possível selecionar com um
a opção ‘Minha unidade’ nos campos Unidade origem e Unidade responsável, assim o sistema trará esses campos preenchidos com a unidade na qual o usuário logado está lotado.
Nº Expediente: informe o número do expediente.
Data do expediente: informe a data de envio do documento.
Meio de recebimento: acione o ícone e, em seguida, selecione o meio de recebimento do documento entre as opções disponíveis.
Interessado*: informe o principal envolvido no processo (pessoa física, pessoa jurídica ou estrangeiro).
Ao acionar o ícone de consulta
ao lado do campo Interessado* será aberta a janela 'Consulta de Interessados'.
Caso o interessado não esteja cadastrado, acione o botão 'Novo' para acessar o Cadastro Resumido de Interessados.
Para realizar um cadastro completo, acesse a tela Cadastro de Interessados.
É possível selecionar com um
a opção 'Outros', ao lado do campo Interessado, assim será habilitada a inclusão das demais partes envolvidas no processo na próxima etapa do cadastro.
Assunto*: informe o assunto tratado no documento.
Detalhamento do assunto (etiqueta)*: insira dados adicionais sobre o assunto do documento.
Informações complementares: insira informações complementares sobre o processo.
Cadastrado por: usuário que realizou o cadastro do documento.
O campo Cadastrado por é automaticamente preenchido com o nome do usuário logado no sistema.
Recebido em: data e horário do recebimento físico do processo.
O campo Recebido em é automaticamente preenchido com a data e o horário da realização do cadastro. Se necessário, os dados deste campo podem ser alterados manualmente.
Recebido por: informe o nome do usuário que recebeu o processo fisicamente.
'Notificar interessados': selecione com um esta opção para que os interessados sejam informados por e-mail sobre eventos do documento, tais como cadastros e encaminhamentos.
'Assinar os dados': selecione com um esta opção para assinar digitalmente os dados do documento.
Grupo Controle de acesso
Controle de acesso*: acione o ícone e, em seguida, selecione o tipo de controle de acesso que será aplicado ao documento.
2.1. Se for necessário, utilize o ícone de consulta localizado ao final do referido campo.
2.2. Acione o ícone para limpar o campo Assunto.
2.3. Para informar outros tipos de documentos do processo, clique sobre o link destacado em azul.
2.3.1 Será exibida a tabela Identificação de Documentos.
2.3.2. Acione o botão 'Adicionar' para habilitar uma linha na tabela.
2.3.3. Preencha os campos disponíveis para realizar o cadastro do documento:
Tipo de expediente*: acione o ícone e, em seguida, selecione o tipo de expediente entre as opções disponíveis.
Nº do expediente*: informe o número do expediente.
Observação: se necessário, insira observações relevantes sobre o documento.
Valor: informe o valor do documento.
Data: informe a data de envio do documento.
2.3.4. Para excluir um item da tabela, acione o ícone e, em seguida, acione o botão 'Salvar' para confirmar a operação.
3. Acione o botão 'Próximo' para seguir para a próxima etapa. Verifique o procedimento Cadastrar processo físico - Confirmação de dados.
3.1. Caso tenha sido selecionada a opção 'Outros', ao lado do campo Interessado, o botão 'Próximo' abrirá a tela de cadastro dos demais envolvidos no processo. Verifique o procedimento Cadastrar processo físico - Preenchimento de outros interessados.
4. Acione o botão 'Limpar' para apagar os dados informados e realizar um novo cadastro.